O papel da fotografia para expressar a aquitetura dos ambientes

14 de dezembro de 2018

O papel da fotografia para expressar a aquitetura dos ambientes

  

Fotografar um ambiente é uma tarefa complexa. Esse recurso é muito usado na venda e aluguel de apartamentos ,casas, para refletir o ambiente de um restaurante ou hotel que está procurando atrair ainda clientes, e uma infinidade de outros motivos. Seja qual for a motivação, a fotografia tem um papel fundamental em expressar a arquitetura de um ambiente.
Como a fotografia retrata o ambiente?
Os dois exemplos acima são tão interessantes, pois, além de serem bem comuns, retratam de maneira um pouco contraditória como a fotografia pode detalhar um ambiente.
Para um apartamento, a sensação que a arquitetura expressa é de aconchego. O objetivo é destacar uma característica única do imóvel, que ajuda o interessado em vendê-lo a atrair mais atenção do público. Pode ser algo simples, como uma varanda que recebe a luz do sol pela manhã. É esse retrato que a fotografia precisa pintar, e ajudar quem está a vendo a se imaginar morando no local. Pode ser algo pequeno, e geralmente envolve um aspecto mais prático.
Já no caso de estabelecimentos como restaurantes ou hotéis, a fotografia tem uma relação mais íntima com a arquitetura. Um estabelecimento tem a sua personalidade, o seu tom e a mensagem que deseja passar. Neste caso, a fotografia tem a responsabilidade de também refletir essa mensagem, de modo que quem a vê, mesmo sem estar lá, consegue captar um pouco do espírito do ambiente.
Nestas, e em quaisquer outras situações, a fotografia tem a responsabilidade de expressar a arte da arquitetura.
A fotografia arquitetônica
A fotografia arquitetônica é única e difere claramente da fotografia cujo objeto é um ser humano. Os ambientes não têm expressões, e não se movem. Porém, enquanto não existe uma expressão óbvia como no rosto de uma pessoa, os arquitetos deixam a sua marca em cada uma de suas obras. Esta é sua expressão.
Cabe então ao fotógrafo ressaltar essa característica única de cada ambiente. O desafio, é que existe pouco recurso para ajudar a destacar as belezas de um ambiente. Uma pessoa pode sorrir, se mover para uma posição mais favorável. Uma peça de arquitetura, depende praticamente apenas do talento do fotógrafo para capturar a sua beleza.
Por isso, o profissional usa recursos para ajudar a encontrar o momento perfeito. A luz, por exemplo, tem um papel ainda mais crucial. Sua direção e intensidade, além do complemento de fontes artificiais, pode alterar completamente o registro de uma estrutura arquitetônica.
O espaço, os ângulos a serem escolhidos, refletidos através do posicionamento da câmera e das lentes que irão ser escolhidas, também tem o papel na captura de uma imagem arquitetônica.
O que determina esses aspectos mais práticos é a motivação pela fotografia. Extrapolando a partir dos exemplos acima, a foto pode ser informativa ou conceitual.
Apenas um fotógrafo experiente irá conseguir equilibrar todos esses conceitos. Primeiramente, ele irá entender o que a fotografia deseja transmitir e, principalmente, o que o próprio ambiente transmite e tem de especial. Então, ele irá trabalhar os conceitos fundamentais da fotografia para capturar o espírito da arquitetura de um ambiente.
Nós somos esse fotógrafo. Temos vasta experiência na produção de fotografias para comércio e indústrias de modo a refletir exatamente o que o seu negócio precisa. Para conhecer um pouco mais sobre nosso trabalho, visite as páginas do nosso site.

plugins premium WordPress